Sétima visita de estudo, desta vez a Tomar

No âmbito das atividades do clube escolar OEPA

Por: José Leonardo – Professor Coord. da OEPA-Clube

sadasf

A OEPA – Clube do Agrupamento de Escolas de Salvaterra realizou no passado dia 6 de maio, no âmbito do seu Plano Anual de Atividades,  a VII Visita de Estudo, desta vez à cidade de Tomar. Esta atividade designada “Tomar 2015”. Atendendo à lotação do autocarro (56 lugares), só puderam ser aceites 51 alunos que foram selecionados, utilizando um conjunto das regras que deram prioridade aos membros com frequência curricular por possuírem necessidades educativas especiais, a que se seguiram os membros com frequência voluntária (extracurricular), seguindo-se alunos convidados, alunos do 2º e 3º ciclos por terem participado VI Concurso de Expressão Plástica realizado durante o 1º Período e, por fim, alunos amigos do Clube alguns dos quais habituais participantes nas visitas de estudo. O grupo, que integrou alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos, foi acompanhado por uma equipa multidisciplinar de 5 professores, do 2º, 3º ciclos e ensino secundário, 4 dos quais convidados. Esta visita, na linha das anteriores restantes, foi composta por um programa bastante preenchido com variadas atividades.

A reunião dos participantes junto à escola realizou-se às 7:30, tendo a partida de Salvaterra ocorrido à hora programada, ou seja, 7:50h.

Já na Cidade de Tomar, pelas 9:40h foi iniciada a visita à Mata Nacional dos Sete Montes, que deslumbrou pela sua beleza em especial do jardim, das árvores frondosas do parque infantil e parque de merendas, onde decorreu a primeira refeição.

grupo
Fotografia de todos os alunos e docentes, no início da visita à Mata Nacional dos Sete Montes.

Realizada a subida da mata até ao portão dos jardins do Convento de Cristo, seguiu-se a visita guiada de forma muito interessante onde a maioria dos participantes se entusiasmou muito com o conhecimento da nossa história através deste Monumento Nacional, (Património da Humanidade). No final o grupo assistiu a uma representação teatral, dinamizada pelo Serviço Educativo, (reconstituição histórica), sobre a Ordem dos Templários, que foi muito apreciada por todos e que envolveu em cena, de forma surpreendente, alguns alunos convidados.

teatro
Momento teatral, animado, antes de se iniciar a Cerimónia da declaração de proteção das madrinhas e do juramento dos futuros Cavaleiros à Ordem dos Templários.

O picnic/almoço teve lugar no miradouro, junto ao Castelo dos Templários, local muito agradável dada a bela vista panorâmica sobre a cidade tendo decorrido em ambiente animado de convívio, com partilha de alimentos por muitos dos participantes. Como sobremesa surpresa foram saboreados deliciosos pastéis de nata, oferecidos pela conhecida pastelaria da cidade “A Tropical”.

picnic
No final do pic-nic, que decorreu no miradouro do Castelo dos Templários, após a verificação de que todos os resíduos tinham sido separados, nos sacos que trouxemos para o ecoponto, este grupo do 8º E quis orgulhosamente pousar.

Às 14:00 horas chegou pontualmente o Comboio Turístico que levou o grupo a um agradável passeio guiado pela cidade com paragem na Igreja de Santa Maria do Olival.

Pelas 14:25 o grupo foi recebido na Biblioteca Municipal de forma muito cordial e acolhedora pelo Senhor Mordomo da Festa dos Tabuleiros, que no Auditório realizou, apoiado pela projeção de um filme, uma apresentação entusiasmante da Festa e do seu historial. Seguiu-se a intervenção de vários alunos e professores que, muito interessados, quiseram saber mais sobre múltiplos aspetos desta grande iniciativa cultural Tomarense, com realização quadrienal. No final o mordomo ofereceu a cada um dos participantes um saco com brochuras, mapas e folhetos com variada informação sobre a histórica cidade, os seus monumentos e sobre a Festa dos Tabuleiros e cerimónias preliminares. O professor responsável pela OEPA Clube agradeceu, em nome do grupo, ao senhor Mordomo, a sua disponibilidade, e as entusiasmantes e esclarecedoras explicações oferecendo, simbolicamente, uma embalagem de “Barretos”, doce exclusivo e muito apreciado da famosa pastelaria “A Cabana” da Vila de Salvaterra de Magos, que é habitual apoiante das atividades do Clube.

turismo
Os participantes receberam, entusiasticamente do Senhor Mordomo, a documentação sobre Tomar e a Festa dos Tabuleiros, oferecida pelo Turismo da C.M.T.

O grupo de 51 alunos e 5 professores, seguiram depois no comboio Turístico para outro passeio guiado pela cidade, realizando uma visita surpresa pela bela Ilha do Mouchão seguida pela passagem programada pelo bonito jardim do hotel dos Templários, terminando na rua Serpa Pinto “Corredora”, próximo da Junta de Freguesia de S. João Batista/Santa Maria do Olival. À chegada às instalações da Junta esperavam-nos o presidente, a sua secretária e a responsável cultural desta instituição, que nos receberam também de forma muito cordial e amigável proporcionando-nos visitas guiadas no r/c ao ateliê/oficina de latoaria, onde estão a ser construídas as coroas para os tabuleiros e no 1º andar, numa grande sala, o ateliê de flores de papel onde trabalhavam laboriosamente um numeroso grupo de senhoras artesãs.

tabuleiros
Um dos grupos que assistiu, atentamente, às explicações do senhor Presidente da Junta sobre a construção de um tabuleiro.

Foi explicado entusiasticamente aos participantes pelo presidente e restante equipa… todas as etapas da construção de um tabuleiro e apresentado o grande armazém, onde se guardam as muitas milhares de flores que irão decorar os tabuleiros desta grande Freguesia urbana. Os alunos e professores estiveram muito atentos e interessados e quiseram saber mais e esclarecer as suas curiosidades, travando um enriquecedor e animado diálogo com os seus anfitriães /guias. No final o senhor presidente ofereceu a todos pequenos, mas muito bonitos, pequenos arranjos florais personalizados para os elementos femininos e masculinos, alunos e professores. A terminar após o agradecimento ao senhor Presidente e à sua equipa técnica pela receção, disponibilidade, explicações e generosas lembranças, foi ofertado, de forma simbólica uma embalagem dos famosos e exclusivos pastéis da nossa Pastelaria de Salvaterra que os confecionou e ofereceu para os nossos anfitriões da Cidade de Tomar.

Devido a ter sido ultrapassado a hora programada para a visita aos jardins e à Ilha do Mouchão, onde estava previsto realizar o lanche, o grupo percorreu o centro da cidade e deslocou-se até ao Convento de S. Francisco onde visitou, no horário programado, o Museu Aquiles Mota Lima (Museu dos Fósforos). Esta visita foi muito apreciada, e por isso, um pouco mais demorada que o previsto, dada a curiosidade dos alunos que na esmagadora maioria o desconhecia totalmente, querendo no final comprar exemplares de recordação. Terminada a visita seguiu-se o esperado lanche que teve lugar no jardim deste convento. Esta última refeição teve como “sobremesa” os deliciosos doces “beija-me depressa” oferecidos pela famosa pastelaria Tomarense “Estrelas de Tomar”.

fosforos

Os colegas e amigos, Alexandre e Beatriz, numa pausa para a fotografia, na visita ao Museu dos Fósforos.

Há chegada a Salvaterra de Magos por volta das 19:45 era visível a satisfação dos participantes que receberam um pequeno azulejo pintado à mão, contendo a designação de Tomar e a Cruz Templária como recordação da Visita de Estudo “Tomar 2015”, uma oferta da visita da OEPA – Clube apoiada pela Oficina de Azulejaria do Convento de S. Francisco.

Os participantes que efetuaram registos fotográficos ou de vídeo durante esta atividade podem concorrer com as suas fotos e filmes no VI Concurso fotografia de Visita de Estudo – “FotoFilme Tomar 2015” cujo tema foi “As melhores imagens da visita de estudo a Tomar” e que se encontra dividido em vários subtemas (Consultar o Regulamento do folheto desdobrável distribuído a cada aluno). Foram até ao momento rececionados, no email concursos.oepa@ae-salvaterra.pt,  trabalhos de quase uma dezena de concorrentes, que irão ser apreciados e classificados pela equipa de júri, recebendo todos os concorrentes um Diploma e um brinde. Aos primeiros classificados em cada subtema, nos três escalões etários, serão atribuídos prémios monetários da Caixa de Crédito Agrícola de Salvaterra de Magos, entidade nossa habitual apoiante noutros concursos e atividades.
Está a decorrer igualmente a receção dos trabalhos do I Concurso de Reportagem de Visita de Estudo da “Tomar 2015”, cujos vencedores serão igualmente premiados pela C.C.A. de S. de Magos. No entanto, até ao momento foram rececionados um número muito reduzido de trabalhos. Os alunos interessados em concorrer justificaram o atraso na entrega das reportagens, com o fato de terem, nestes últimos dias, de realizar testes e trabalhos, de final de ano, tendo solicitado para que o prazo regulamentado, fosse prorrogado por mais alguns dias, para poderem elaborar as suas reportagens.

A oepa Clube está muito agradecida a todas as entidades e empresas apoiantes que contribuíram para o sucesso da VII Visita de Estudo “Tomar 2015”.

pub2

One Response to Sétima visita de estudo, desta vez a Tomar

  1. Fernando Lopes Responder

    Junho 4, 2015 at 22:38

    Iniciativas como esta são de louvar, a aproximação da juventude á sua história desta forma interativa faz-nos acreditar no Ensino actual. Bem haja Professor José Leonardo. Parabéns mano fico muito orgulhoso.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>