GASTRONOMIA

Gambas famblé

• Bernardo Bica

Ed656_Gastronomia

Bom, hoje vamos falar de um tema que muito me agrada, como alguém que foi amaldiçoado à nascença com uma alergia a marisco (obrigado mãe!) ganhei uma espécie de relação de amor/ódio com pratos que envolvam qualquer tipo de molusco ou crustáceo. Agora o problema é que para mim se tornou uma espécie de desporto radical preparar tais iguarias. Como tal vou partilhar convosco uma receita simples que nunca me deixou ficar mal.

Vamos precisar de algumas gambas, uma malagueta, uma colher de chá de açafrão e igual quantidade de caril, duas nozes de manteiga e um copo de whisky.

Ora bem, para começar é facílimo, basta derreter a manteiga com os temperos numa frigideira e calmamente deixar corar o as gambas temperando com sal a gosto e quando estas estiverem bem vermelhinhas regar com o whisky, agora a parte arriscada,  vamos pegar fogo à bebida (cuidado pois pode fazer uma chama bastante forte e ninguém quer o exaustor a arder, muito menos as sobrancelhas) e mexer até apagar o fogo. Depois é só deixar apurar o molho e servir com tostas e uma boa cerveja.