ATUALIDADE

Salvaterra de Magos, Almeirim e Coruche recebem Lojas do Cidadão

A CIMLT (Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo) apresentou, no passado dia 19, a estratégia das linhas orientadoras do desenvolvimento para o próximo QREN numa iniciativa que decorreu no auditório da Fonte Boa, na Estação Zootécnica Nacional no Vale de Santarém. Foram ainda assinados dois importantes projetos para a região na presença do Secretário de Estado da Modernização Administrativa, Joaquim Cardoso da Costa: um protocolo de cooperação para o desenvolvimento do Centro de Competências para a Agricultura e a Agro-Indústria e outro referente à instalação de Espaços do Cidadão na Lezíria do Tejo. Vinculados a este último estão os onze concelhos inseridos na Comunidade.

 Lojas do Cidadão

Os espaços totalmente dedicados aos cidadãos serão, no total, 25. Através do que se encontra escrito no site institucional da Comunidade, cerca de 80 assuntos relativos a serviços públicos poderão ser tratados online, “facilitando a relação entre o Estado e os cidadãos”. Nos espaços designados, “o utente pode aceder ao Portal do Cidadão e pedir, por exemplo, a alteração de morada do Cartão de Cidadão, certidões de registo civil, predial e comercial”. Outras facilidades agora implementadas são a obtenção “do registo criminal, renovar uma autorização de residência ou efectuar pedidos à Segurança Social sobre pensões, reembolsos e complementos ou relacionar-se com a Caixa Geral de Aposentações”, anuncia o comunicado.

Outra das apostas fortes estabelecidas para este quadro comunitário, o qual principiou no ano transacto, será “a competitividade e a internacionalização”, de acordo com António Torres, secretário executivo da CIMLT. “A investigação aplicada, a inovação, a formação e a transferência de tecnologia nas áreas da agricultura e da agroindústria” são pontos fulcrais.

p06

 

Destaques anteriores:

“Não admitimos que venham pôr lixo à nossa porta”

Centro de saúde por inaugurar há um ano, em Foros de Salvaterra

Noite de caos em Courelinhas

Aliança dá maioria absoluta ao executivo

Operação “Hydra” detém quatro militares da GNR

Feixe quer mudar de freguesia

Centro Escolar de Marinhais já está em funcionamento